s

Italy Bike Tour

Você sabe escolher seu repositor de sais minerais?

Você sabe escolher seu repositor de sais minerais?

HIPERTÔNICO, ISOTÔNICO OU HIPOTÔNICO?

 

O objetivo de uma boa alimentação, durante um treino, é repor água e sais minerais perdidos em suor. A perda de uma quantidade considerável de água e minerais pode causar uma diminuição na eficiência física, com presença de cãibras e fadiga física em geral.

Mas vamos por ordem.

Quais são os sais essenciais que devemos reintegrar?

hidrataçao ciclismo

MAGNÉSIO, junto ao cálcio e o fósforo são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. A sua deficiência provoca depressão, ansiedade, fadiga e cãibras. O CLORO, junto ao SÓDIO, regulam o equilibrio hídrico interno e externo das células, ou seja a quantidade de água que as células precisam. O POTÁSSIO regula os princípios de contração muscular.

Cada suplemento pode ser classificado em 3 categorias, de acordo com a concentração de sais minerais:

 

HIPERTÔNICO: tem uma concentração de sais minerais mais elevada do que aquela presente em nosso corpo ( 300 mOsm/l). A sua assimilação é longa e requer um processo de digestão. Por esse motivo não devem ser utilizados durante um exercício fisico intenso. Seu utilizo é aconselhável somente após o treino.

ISOTÔNICO: neste caso a concentração de sais é igual à que está presente no nosso organismo e a sua assimilação não é tão longa como no caso do hipertónico. Eles são recomendados durante um exercício fisico com presença de suor intenso, por exemplo durante o verão , onde as temperaturas causam uma maior transpiração. Mas atenção ao esforço, porque este suplemento compromete a nossa digestão .

HIPOTÔNICO: este suplemento apresenta uma baixa concentração em relação àquela presente no nosso organismo. Apresenta um rápido tempo de assimilação e portanto são os melhores para se usar no caso de esforço físico intenso.

hidrataçao ciclismo

Conselho: escolha seu suplemento levando em consideração a temperatura externa e o tipo de esforço que requer seu treino ou passeio.

 

O mercado oferece tantas marcas e produtos, mas você pode optar por um repositor caseiro.

Receita: para cada litro de água adicione 50 g de açúcar, 50 ml de suco de frutas cítricas (aquele que você mais gosta, laranja, limão, tangerina, etc), 1 g de sal de cozinha. Se preferir, você pode adicionar uma colherzinha de magnésio ou bicarbonato de sódio.

Lembre-se que durante o esforço físico é sempre aconselhável beber. Beba em pequenos goles, mas frequentemente. Quando você sentir os sintomas da sede já é tarde, o corpo já está começando um processo de desidratação.

 

Siga nossos posts! Deixe seu email no box ao lado e fique sempre em dia com novas notícias.