Você já se perguntou qual é a cor da felicidade? Talvez azul como o céu em um lindo dia de primavera… ou verde como as vinhas plantadas nas colinas da Itália central.

E é justamente no centro da Itália que essa aventura acontece.
Um passeio de bicicleta desde as costas do Mar Adriático às do Mar Tirreno, atravessando os Apeninos e visitando algumas das aldeias mais emblemáticas deste país.

A Itália tem paisagens de suspirar, capazes de nos deixar sem palavras, envolvidos em um universo paralelo onde o cheiro do mar se encontra com a brisa das colinas. Onde as montanhas dos Apeninos parecem desenhadas por um pintor, com aquelas linhas sinuosas e relaxantes.
E esta é precisamente a melhor forma de desligar a cabeça do frenético quotidiano, vivenciar a natureza e deixar-se envolver pela mais autêntica tradição italiana.

Viagem

A viagem começa em Cattolica, alegre cidade da Riviera Romagnola (se le Romanhola), logo seguindo pela estupenda Via Panoramica, considerada uma das estradas mais bonitas da Italia onde se pedalar. A estrada de 24km liga a cidade de Gabicce Mare a Pesaro, seguindo a costa do mar e atravessando pequenos vilarejos e fortalezas. O panorama se alterna entre bosque e vista mar, em um perfeito conúbio de sobe desce para nos deixar enfeitiçados.

Esta estrada é o símbolo da paixão da Romagna pelo ciclismo, coroada pelo mito de Pantani, e uma parada obrigatória para todos os amantes dos pedais de duas rodas.

Um primeiro percurso certamente mais curto para nos preparar para as próximas etapas.

A primeira etapa oficial nos leva pelas colinas do interior da Estado Marche, chegando até a pequena e característica Urbino, uma cidade renascentista entre as mais belas da Itália e patrimônio da UNESCO desde 1998.

Uma viagem animada pela história e tradição desta terra, que alterna trechos onde se mergulha em lindos campos a paradas em aldeias e vilas onde se vive a verdadeira tradição italiana.

A etapa termina numa cidade que, apesar de pequena, é verdadeiramente rica em história, Urbino. Recomendamos visitar o Palazzo Ducale em Urbino e a Casa di Raffaello.

Na tradição culinária, no entanto, aconselhamos experimentar a Crescia, uma iguaria local.

O dia seguinte é definitivamente mais desafiador. Nesta segunda etapa, entramos oficialmente nos Apeninos italianos e na região da Úmbria.

Encostas mais importantes, mas uma natureza cada vez mais incontaminada, composta por cores e aromas únicos que caracterizam a Itália.
Faremos a passagem mais interessante na Gola del Furlo, um dos vislumbres e espetaculares de toda a região de Marche. Um canyon localizado na antiga Via Flaminia, que se estende entre o Monte Pietralata e o Monte Paganuccio, criando um panorama verdadeiramente iconico entre montanhas e as verdes aguas característica do Rio Candigliano.

A chegada final será na cidade de Gubbio, outra vila medieval histórica cheia de cultura e religião, com uma história que começa já na época dos romanos.
Aqui aconselhamos a visita à Igreja de San Francesco e ao Palazzo dei Consoli.
Entre as tradições gastronômicas do lugar, você certamente deve provar o típico salame norcini, uma especialidade do território da Úmbria.

A terceira etapa é longa e exigente, mas que irá te surpreender!

Atravessamos toda a Úmbria e depois entramos nas colinas toscanas da Val d’Orcia, um dos lugares simbólicos da Itália central.

Vislumbres que parecem pinturas, uma tradição milenar, da paisagem que produz algumas das excelências gastronómicas mais apreciadas do mundo. Um lugar verdadeiramente único e de tirar o respiro, especialmente quando se viajar de bicicleta, e temos tempo para admirar a em a natureza que nos rodeia.

Subidas e descidas harmoniosas nos levarão à esplêndida Pienza, outra cidade patrimônio da Unesco.

Nesta terra de vinhos, você não pode deixar de visitar algumas das adegas históricas do lugar e provar as verdadeiras obras-primas da tradição gastronômica e enológica, como os mais famosos e prestigiados vinhos e queijos toscanos.

A quarta e última etapa é a mais longa e selvagem. Imersos na Maremma toscana, um planalto muito verde e pouco habitado, poderemos realmente entrar em contato com a natureza e ver a grande beleza desta magnífica terra e seu território que parece ter saído de uma pintura.

Nesta viagem pelo interior passaremos por Montalcino, famosa pelo cultivo de um dos melhores vinhos, o Brunello di Montalcino.

Faremos uma parada em Cinigiano antes de continuar em direção a Grosseto e chegar à etapa final em Castiglione della Pescaia, ao longo de um trecho da costa toscana.

As emoções

Essa viagem irà te marcar, mas não somente pela Itália, mas pela sua conquista de ter atravessado a Itália pedalando.

As emoções são diferentes e fortes, desde o cansaço de enfrentar kms de bicicleta, ao continuo sobe e desce das serras, mas a deslumbrante paisagens e aldeias são como balsamo para recuperar as energias e seguir em frente no seu dia a dia.

Esta viagem é uma conquista para os amantes do cicloturismo, um percurso feito de sacrifícios e satisfações, que traz consigo o sabor mais autêntico da Itália, para ser feito pelo menos uma vez na vida.

Talvez essa seja a cor da felicidade…