s

Italy Bike Tour

Giro d’Italia e Maglia Nera: você sabe o significado da Maglia Nera?

Giro d’Italia e Maglia Nera: você sabe o significado da Maglia Nera?

A Maglia Nera era o “prêmio” que o Giro d’Italia reconhecia ao último colocado. Desta forma, entre 1946 e 1951, a organização premiava 2 “ganhadores”, quem chegava primeiro e quem chegava por último.
Alguém pode pensar: mas pra essa humilhação? Na verdade o que muitos não sabem é que este “troféu” era muito desejado pelos ciclistas, pois além de prever um bom prêmio em dinheiro, era a única possibilidade que muitos deles tinham de ter certa visibilidade a nível mundial.
Você acha que chegar por último era fácil? Não, não!!!
Além de ter que respeitar o tempo máximo previsto no regulamento, existia uma grande concorrência entre os atletas, e por isso era importante não deixar que os adversários descobrissem a estratégia. Eram próprio estas estratégias a fazer a diversão.

Malabrocca4

S039F

A maior “guerra” aconteceu entre Sante Carollo e Luigi MalabroccaPara chegar o mais tarde possível eles se escondiam nos bares, celeiros e furavam os próprios pneus, era uma espécie de esconde esconde entre os ciclistas.

Em 1951 a Maglia Nera foi eliminada por protestas dos atletas, que não concordavam com as “palhaçadas” pra obter o “título”, pois na verdade acabava tirando a atenção do verdadeiro esporte.

 0508_71
De quem foi a última Maglia Nera?
Em 1951 a maglia nera foi dada nada mais, nada menos que a Nanni Pinarello… isso mesmo!!! PINARELLO

 

O que acha de ganhar a Maglia Nera autografada diretamente pelo Senhor PINARELLO?
 maglia nera pinarello

 

Fique ligado, em breve novidades!