s

Italy Bike Tour

O que comer antes de uma prova ou corrida

A correta alimentação antes de um treino ou uma prova

A correta alimentação antes de uma prova

Saber sobre uma correta alimentação antes de uma prova ou treino, já é um passo para enfrentar as dificuldades.

Antes de um treino ou uma prova, nós ciclistas, ficamos sempre na dúvida do que comer para “abastecer” nosso físico.

Um dos hábitos mais comuns entre os atletas é ingerir grandes quantidades de carboidratos (como torradas, compotas, massas, pão, arroz, bolachas, suco de fruta), poucas horas antes da atividade física, pensando de estar carregando as energias. Mas atenção, este hábito não só é errado, mas pode ser prejudicial.

Alimentos para comer antes de uma prova

Isso porque, se você já segue uma alimentação balanceada, suas reservas de energia já estão preparadas corretamente. Além disso, temos que considerar que, ingerir uma generosa quantidade de carboidratos em uma unica refeição, requer um longo tempo para a digestão. Sendo assim, corremos o risco de chegar no momento da partida em plena fase digestiva e privo de energia.

Por esta razão, devemos prestar muita atenção na última refeição, escolhendo os alimentos e a quantidade certa.

Então, o que devemos comer antes de subir no selim?

Entre os alimentos, certamente não são aconselháveis – mesmo considerando o baixo índice glicêmico – legumes e frutas, se não em quantidade reduzida, seja pelo longo período de digestão no estômago, que por problemas gastrointestinal que podem gerar as fibras antes da prova.

Pelo mesmo motivo não é recomendado grãos integrais (além de seu alto índice glicêmico). Sugerimos consumir iogurte magro, ou uma torrada com uma xícara de chá (adoçado com frutose ou mel). Os açúcares mais adequados são aqueles que têm, um rápido trânsito gástrico e um baixo índice glicêmico, como isomaltulose (palatinos) e frutose.

Qual é a correta alimentação antes de um treino ou uma prova?

O ideal é escolher em base ao intervalo de tempo da última refeição à hora inicial da atividade física

Se o intervalo de tempo é:

Menos de 2 horas

Não é necessário ingerir algum alimento. Se necessário você pode consumir carboidratos com baixo índice glicêmico. O ideal são produtos tipo gel pois de rápida absorção e fornecem a justa quantidade de energia. Em alternativa, uma solução de água com sais minerais e carboidratos, mas com moderação.

Entre 2 e 3 horas

É recomendável um lanche a base de proteínas e carboidratos. Esta combinação evita um brusco aumento de glicose no sangue, o que impediria o consumo de gordura (o “combustível” ideal para as longas distâncias) e limitaria o uso de energia constante e prolongada. O ideal, neste caso, são as barrinhas pois fornecem o justo equilíbrio de nutrientes (carboidratos , proteínas e gorduras) e são facilmente digeríveis.

Superior a 4 horas

Se for este o caso, você pode fazer sua refeição como de costume, evitando-se, é claro, refeições muito elaboradas.

Por fim, 40 minutos antes da partida, é recomendável consumir um gel com a justa quantidade de água.

Devemos ter muito cuidado na seleção dos produtos a serem consumidos antes da atividade física ou da prova, especialmente na escolha de carboidratos, dando preferência à suplementos com baixo índice glicêmico (como frutose e isomaltulose) e livre de gordura, pois facilita a digestão.

Última dica de alimentação antes da prova

Evite leite e não exagere com a cafeína na última refeição, pois o longo tempo da digestão juntamente com as vibrações das trilhas podem criar problemas no trato gastro-intestinal e prejudicar a pedalada.